Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Então é Natal...




Nesta época não  há como escapar da canção interpretada por Simone, “Então é Natal, o que você fez...” Além do canto das cigarras, desde 1995 este é o som que chega junto com o Natal. Várias lojas, emissoras de rádio e uma grande variedade de meios de entretenimento seja por gozação ou por transmissão da mensagem de Natal, essa música sempre está no ar.

Desde seu lançamento foram vendidas quase 1,5 de cópias na versão brasileira e 2 milhões de cópias em espanhol. E embora você não tenha sido um dos compradores, certamente tem alguém na família ou um amigo dono de um CD desses.

Este ano tive a podemos assim dizer a oportunidade de ouvir a canção sem preconceito e de resistir até o seu fim.

Prestando um pouco de atenção já começa com o “O que você fez?” bem próximo de um dos traumas que nossos pais e toda nossa família e até mesmo toda uma sociedade colocam em nós quando crianças. Quem nunca ouviu a ameaça: “Comporte-se bem, seja bonzinho, senão... senão Papai Noel não vai te dar presente.”

É ou não é um bom trauma infantil e que depois de adultos o que fazemos? Transmitimos para nossos filhos, sobrinhos, afilhados, filhos dos amigos e até de inimigos.

Na sequencia a letra na versão em português nos trás uma mensagem de igualdade:

“Então é Natal, pro enfermo e pro são.  Pro rico e pro pobre, num só coração,. Então é Natal, pro branco e pro negro.”

No final temos:  “Harehama, há quem ama...” Não encontrei o significado de “Harehama” talvez seja um mantra. Contudo, traz uma mensagem de esperança por acreditar que ainda exista quem ama e aqui certamente é o amor ao próximo.

E bem no finalzinho “Hiroshima, Nagasaki, Mururoa...” mensagem de paz. Não há quem não entenda os nomes das cidades de Hiroshima e Nagasaki como sendo marcas da estupidez humana e da hipócrita afirmação de que só a guerra é que traz a paz.

E Mururoa? Essa eu pesquisei é um lugar nos arquipélagos da Polinésia Francesa onde eram realizados testes nucleares pela França.

Se foi Claudio Rabello o autor da versão brasileira ou se foi a própria Simone de forma espontânea ter adicionado esse final não sei, mas que a mensagem é de Paz, muita Paz isso não há dúvida.

Está vendo como vale a pena, mesmo que pareça tortura, ouvir uma boa música até o fim?

A propósito, o que vem depois de “Prepara...”?

Feliz Natal a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário