Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Esquerda ou direita

Esta semana foi realizada a eleição de Síndico onde moro. E como toda boa eleição esta teve a campanha, o corpo a corpo, cabos eleitorais os candidatos o de esquerda e o de direita e por fim a chamada festa da democracia.

Durante o evento fiquei refletindo o quanto a democracia é boa. Boa para os candidatos e não para o povo. No fim tanto faz como tanto fez. Entra eleição sai eleição os eleitos são alterados, pelo menos no nome e RG, mas a situação é sempre a mesma.

Não parece semelhante a realidade política de nosso país. Qual a diferença entre o sociólogo poliglota e o operário semi monoglota? Na maldade alguns diriam: um dedo.

E é exatamente isso, um dedo, ou quase nada. A minha reflexão sobre democracia, me lembrou um texto que enviei por e-mail a um amigo fanático esquerdista que estava inconformado com a nova face da esquerda quando chegou ao poder. Na ocasião, exatamente no dia 13 de setembro de 2004 enviei para ele o seguinte e-mail:

"Caro amigo, não existe partido de esquerda ou de direita. O que existe é: quem tem o poder e quem tem inveja de quem tem o poder. A briga é só pelo poder, não existe nenhuma ideologoia e nenhuma diferença na forma de agir. Quem está no poder atura como quem está no poder, simplesmente isso. Dizer que é de esquerda ou de direita é apenas para localizar se tem ou não o poder.
Por exemplo:
  • Esquerda: não estou no poder e tenho inveja de quem está e faço de tudo para tirar quem está no poder e tomar seu lugar.
  • Direita: estou no poder, não quero sair daqui e se preciso for, fico para sempre.
  • Centro: é o mesmo que Maria vai com as outras, ou seja, quer ficar perto de quem tem o poder.

Aí vem a pergunta: Em quem eu voto?Itálico

Bem, você vota em quem você gostaria que estivesse no poder. Mas não vota em esquerda ou direita.

Espero que tenha gostado da minha visão política. E para finalizar, esse conceito serve para qualquer coisa elegível, tais como: síndico de prédio, presidente de clube, da OAB, de torcida organizada, CUT, CGT, sindicatos, presidente de uma nação, etc..."

Mas aqui, também vai uma crítica para quem vota. Você lembra em quem você votou? Você acompanha o seu candidato depois de eleito?

Difícil, não é? Mas como diz o personagem Ranulfo da escolinha na TV Bandeirantes: se a gente não reclamar, vai ficar tudo como está.

Um abraço a todos, e atenção nas próximas eleições,

Silvio Henrique Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário