Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Passado, Presente e Futuro

Eu sou do tipo de pessoa comunicativa, mas quando preciso me recompor tenho por hábito me recolher. E por isso fiquei uns dias sem postagem. E para minha surpresa vários amigos cobraram novos textos. E este blog tem por objetivo expressar minhas opiniões e sentimentos.


Certa vez ouvi uma opinião afirmando que passado e futuro não existem. O único tempo que existe é o presente.


Para o Mestre Religioso Buda "O que somos hoje resulta dos nossos pensamentos de ontem, e o nosso pensamento atual constrói a nossa vida de amanhã: nossa vida é uma criação da nossa mente."


Por outro lado, o dia a dia nos leva a acreditar que o futuro é repetição do passado e com base nessa teoria o futuro é previsível. Ainda temos um outro modo de olhar o futuro, que é a visão de caos, ou seja, o passado é sempre bom e o futuro só tende a piorar.


O pensamento de Buda deve ter uns 3.000 anos. Mas, todo o sistema social e familiar no qual estamos inseridos não nos ensina uma regra básica: o futuro depende de nós.

É isso mesmo, o futuro depende nós. Você é o dono do seu destino. Mas todo um sistema nos escraviza e evita que tal confiança exista dentro de nós.
Você pode recriar sua própria vida, sua família, seu trabalho até mesmo sua sociedade.
O escritor Herbert George Wells, nascido em 1866, autor do clássico romance "A Máquina de Tempo", tem a ele atribuída a seguinte frase: "O passado é tão somente o começo de um começo; e tudo o que existe e existiu é apenas a meia luz da alvorada."

Então mesmo que você não sinta confiança na sua capacidade de mudança, mesmo que você sinta medo de mudar, mesmo diante de um descrédito por todos a sua volta, lembre-se você pode mudar a sua vida.

O passado não tem mais o que mudar o que fazer. O passado agora só serve para embasar o seu presente o seu agora. E o seu agora não pode ser um momento sem valor, sem importância. O seu agora tem que ser o componente de inúmeras alternativas para seu futuro. Ele tem que ser um alicerce de infinitas possibilidades de um futuro do jeito que você quer.

Detalhe: para mudar tem que ter atitude. Atitude imediata, sem desculpas. É a partir de já. Senão... senão continue sendo o passageiro da vida e não o seu condutor.

Boas direções,

Silvio Henrique Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário