Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ao Querido Papai Noel




Este ano tive a feliz oportunidade de escolher uma cartinha dirigida ao Papai Noel, tomar o seu lugar e presentear uma de, talvez, milhares de crianças que escrevem ao bom velinho . Estas cartas chegam ao Correio e por critérios específicos colocam a disposição de quem queria participar.

Dentre essas milhares de cartas, uma pequena quantidade chegou em minhas mãos por iniciativa de uma pessoa amiga. Eu sei que ela foi responsável por quase 500. Destas algo em torno de  50 cartas chegaram em minhas mãos. Fiz uma seleção visual  sem critério objetivo.

Separei menos de 10 comecei a ler e já de imediato na primeira frase de forma inexplicável, meu coração acelerou e assanhadas lágrimas começaram a inundar e embaçar meus olhos.

Não consigo explicar essa emoção. Não estava com pena daquelas crianças, embora sei que um dos critérios do Correio é por crianças de famílias carentes.

Seja qual for o critério, o importante é que em todas as cartas havia uma esperança de retorno de alguém desconhecido. E por ironia ou seriedade do destino você é esse desconhecido.

Talvez a consciência dessa realidade é que tenha mexido com minha emoção. Como já coloquei foi inexplicável o sentimento. Mas naquele momento eu era o “Papai Noel” daquelas crianças. Num primeiro momento senti que devia abraçar todas as cartas. No entanto, a minha ideia era escolher apenas uma.

A minha escolha foi por uma carta muito simples, pedia uma roupa e um calçado e “se puder também uma boneca”. Mas o que me tocou fundo na emoção estava na sequencia, “mas se não puder atender meu pedido, pode ser outra coisa, mesmo que somente um cartão, entendo que a situação está difícil para todos”.

Por essas coincidências da vida, no mesmo dia que peguei essa cartinha, uma reportagem na TV mostrou um senhor que foi até o Correio escolher uma carta, pois quando criança havia ganho presente através do Correio. O que nos coloca a todos em igualdade, sem essa hipocrisia de classe social, como se as boas ações devam ser feitas somente pelos não carentes, mas esse ponto será tema em outra oportunidade.

O que me levou a muita emoção foi o fato de ler pedidos e pensar o quanto nós pedimos e esperamos respostas e soluções de nossas aflições, angústias, ansiedades e outros pontos de tormento mental e emocional. Quanto, não é?

A quantos “Papais Noéis” podemos recorrer?

A lenda do Papai Noel, segundo alguns, tem sua origem no Arcebispo na Turquia no Século IV, chamado Nicolau Taumaturgo que costumava ajudar anonimamente quem estivesse em dificuldades financeiras.
Do século IV até o nosso século muitos ainda vivem em dificuldades financeiras. E você, de repente, é um Nicolau, um Papai Noel e detalhe, anônimo.

Mas, o que fazer,  com tantos pedidos que você tem e sem um Nicolau para te atender? Dessa reflexão cheguei no seguinte ensaio. Que tal ser você mesmo o seu próprio Papai Noel.

Fazer uma lista de desejos é fácil. Agora, fazer algo para essa lista ser concretizada é difícil. Lembra o que você pediu em dezembro de 2011? O que conquistou? Entendo, tem coisa que não conquistou, não é? 

Mas, o que você fez para conquistar?

Eu nessa reflexão vi que praticamente nada fiz para conquistar meus pedidos. Os dias foram chegando e passando, passando, passando...

Que crueldade essa do tempo! Deve haver uma forma de controlá-lo. Deve haver uma forma de conduzir o tempo a nosso favor.

O meu maior desejo para este ano é encontrar esse controle e torcer para você encontrar também. Um bam bam bam da administração o Sr Peter Drucker diz que a melhor forma de prever o futuro é você fazê-lo.

Enfim enquanto ainda não soubermos ter esse controle, vamos ficar com o compromisso da criança a qual tive a oportunidade e alegria de presentear, “ Na noite de Natal farei um pedido para Jesus nesse ano que vai entrar nos conceda muita paz, saúde e prosperidade.”

Feliz Natal a todos.

Eu dedico este texto a Juliana que organizou junto a um grupo de pessoas, desde distribuição das cartinhas até a entrega ao Correio e também a todos os anônimos Papais Noéis que atenderam aos inúmeros pedidos trazidos pela Juliana.

Detalhe: a foto é da cartinha que eu escolhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário