Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013




É inevitável para a maioria das pessoas a famosa reflexão do ano que se encerra e as perspectivas e desejos para o novo ano. Embora, poucas pessoas considerem o dia 01 de Janeiro como um dia qualquer. Ora, quem assim pensa, talvez tenha todos os dias como um “dia qualquer”.

De fato, sendo frio e sem emoção podemos concordar com essa minoria. No entanto, a passagem de ano novo é talvez a única oportunidade em 360 dias que pensamos em nós mesmos.
O correto seria todos os dias fazermos um “balanço” do dia. O que fizemos, o que sofremos, o que aprendemos, o quanto caminhamos para onde queremos e por aí vai. Mas, entre nós, você tem tempo para fazer isso todos os dias?

Então, devemos aproveitar esse dia de passagem, de encerramento, de renovação. Olhar para trás, analisar e entender o que aconteceu. Fazer projeções algumas iguais e  outras novas, afinal aprendemos muito durante esse ano, sejam nos momentos de vitória e nos derrota.
Em minha reflexão de 2012 e tentando uma qualificação em síntese, diria que 2012 foi para mim, um ano de difícil transformação.

Os fatos no ambiente profissional, pessoal e familiar foram inéditos e emocionantes. E com um detalhe que ainda não entendi, todos os principais fatos de 2012 foram fora do meu controle. É quase um “deixa a vida me levar”. Não tive controle, mas a emoção foi muito abalada e tive que fazer muita força para recompor o equilíbrio. Gastei boas horas de terapia.

O que não gosto nessa época são as chamadas previsões “bobocas” para o ano novo. Eu tive a paciência de procurar algumas dessas previsões para 2012 e comparar o previsto com o realizado. Em uma delas um guru (não vou falar o nome os interessados encontrarão em sites de busca) previu que o Obama não venceria a eleição. Em pensamento estatístico esse guru tinha 50% de chances de acerto, afinal a eleição seria disputada por 2 candidatos.

Na minha opinião previsões são mais exercícios de inferência estatística do que algo sobre natural.
Assim, se previsões são inferências estatísticas, analise os números e registros do seu passado com destaque o recente e então faça suas próprias previsões. E não esqueça um detalhe importante, além de suas metas para 2013 estabelece também as formas de atingi-las. Crie um plano de ação, com cronograma, metas parciais, momentos de parada para apuração de resultados, ajustes de conduta, revisão das metas. Enfim não fique escravo ao dia 31 de dezembro.

Steve Jobs registra “Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa.”. Para Jobs devemos inventar o amanhã e parar de nos preocupar com o passado.

O meu desejo particular para 2013 é olhar para ele de forma feliz. Começar acreditando que ele será plenamente Feliz. A minha meta é estar bem todos os dias. Só irei trabalhar isso. Já adotei alguns modelos de pensamento, já marquei algumas atitudes e agora a exemplo de um vendedor que vai atrás de sua meta é assim que vou querer viver 2013. E ao melhor exemplo dos profissionais comerciais farei fechamentos mensais.

Desejo a todos um super e feliz 2013 com muitas metas atingidas.

Neste final de 2012, registro que a retomada deste blog foi uma das boas coisas do ano e foi possível através de umas,  posso dizer "simpáticas provocações”, de um amigo que sem perceber estava me incentivando, assim dedico este texto ao Mestre Bacconi.

A foto é de um lindo presente que ganhei de minha filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário