Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Fim de Férias




Depois das Festas de Natal e de Ano Novo aproveitei uns dias para umas férias. A atual legislação trabalhista brasileira concede 30 dias de férias para cada 360, ou para tornar essa conta menos cruel, a cada 12 dias trabalhados você conquista o direito a 1 dia de relax.

Mas, quem garante que você de fato relaxa nas férias. Se for por na ponta do lápis, nesse período fazemos até mais em nosso expediente de trabalho.

Então de valem esses preciosos dias de férias? Ora, para fazermos algo diferente da rotina diária. Afinal o nosso dia a dia é repetitivo e pouco maleável no aspecto tempo. E esse tempo é que fica diferente em nossos dias de férias. Como não há a rigidez de atender aos horários, nos sentimos mais livres e por isso a sensação de descanço.

Há quem diga ao final das férias: “baterias recarregadas”, como referência ao sentimento de prazer e regozijo causado por esses dias. E assim como um atleta que fica um período em concentração antes do desafio do jogo, sentimos prontos para uma nova partida que terá 365 dias de duração.

Talvez esse sentimento seja o da liberdade, frente a escravidão do trabalho. Escravidão mesmo que remunerada, uma vez que não conheço quem trabalha por puro prazer. Somos escravos de senhorios que não necessariamente sejam humanos. Somos escravos de coisas que desejamos ou que invejamos. Somos escravos de um conjunto formado por padrões sociais, de situações do passado e das expectativas do futuro.

Jean Jacques Rousseau, Filósofo do século XVIII dizia “O homem nasceu livre e, não obstante, está acorrentado em toda a parte.”

Por isso, entendo que a principal sensação que os dias de férias nos proporcionam seja essa, a  da liberdade que nos permite usar o tempo, a princípio, por nosso gosto.

Digo a princípio, pois em nossas férias existem um sem número de outros eventos e compromissos que nos mantém escravos do tempo. No entanto, parece que desprezamos essa escravidão que não tira férias.

Então por quais motivos nos dias que não são férias não temos a sensação da liberdade dos dias de férias?

O quanto será que muito da nossa escravidão está em nós mesmos?

Bem, vamos tentar responder isso durante os meus próximos dias de férias.

Aos que tiveram suas férias nesses dias, um bom retorno. E aos demais, boas próximas férias.

Foto: feita pela Nicolle, minha filha, em um delicioso momento que tivemos num parque de diversões numa de suas férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário