Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa em 2013






Neste domingo 31/03/13 comemoramos a Festa Cristã de Páscoa com a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, muito embora o evento ressurreição é uma coincidência de datas, pois a Festa de Páscoa antecede o Cristianismo.

Na sua origem a Páscoa celebra a libertação e fuga do Egito do povo Judeu. Neste celebração está a conhecida travessia do Mar Vermelho. (Êxodo, 14, 21) “Moisés estendeu a mão sobre o mar. O Senhor fê-lo recuar por um vento impetuoso vindo do oriente, que soprou toda noite.

Aliás, em tempo, cientistas já elaboraram diversos estudos para avaliar se a passagem era possível ou não, e alguns afirmam tal passagem ter sido possível, confirmando assim um fato descrito nas escrituras como algo cientificamente possível.

Mas, aqui não é lugar para discussão da ciência e sim do pensamento. Assim, voltando, temos esta data como uma Festa para comemorar a fuga e libertação, antes do Cristianismo e a Ressurreição após o Cristianismo.

A religião Católica Apostólica Romana é uma das que destacam e promovem essa data em seu calendário e com um detalhe que por vezes se passa despercebido: após a ressurreição a nova vida de Cristo foi diferente da sua vida anterior.

Então posso concluir que nesta data temos a comemorar a fuga, libertação e renovação da vida.

Em resumo somos convidados não somente a celebrar a possibilidade, mas sermos questionados se não é uma boa hora para tentar uma nova vida.

Eu acredito que não é apenas uma celebração, mas uma provocação. Em que pese, a Igreja Católica ter entre suas orações o Creio ou Credo onde proferimos “Creio na vida eterna, na ressurreição dos mortos.”

Mortos... em sentido figurado podemos conceituar como sendo a  situação que nos encontramos quando não estamos bem, não estamos felizes, não estamos alegres ou entusiasmados, sendo a única solução a fuga, a libertação a ressurreição.

Assim, fica evidente que não é necessário morrer para ressuscitar. Com isso o convite da Páscoa como a celebração da “Passagem”. Se você está escravo e sem vida então esta data é um convite a sua reflexão se não é hora de você ressuscitar.

Não precisamos morrer para ter essa oportunidade.

Mas, filosofias a parte, a Páscoa para a minha vida em particular tem o sentido de passagem e até de renovação. Sob o ponto de vista sentimental tenho tantas boas alegrias nesta data quanto no Natal, Reveillon e meu aniversário.

Lembro de boas Páscoas que tive, destacando a formalização do meu noivado em 1984, marcando o início de uma nova vida para mim, e de outras que tive, como também a deste ano, onde fui provocado a novas reflexões e a novas renovações.

Também lembro com muito carinho de um amigo do meu pai, o Sr Menucci que tratava a mim e meus irmãos como verdadeiros netos.

Lembro do meu pai escondendo ovos de Páscoa dados com muito carinho pelo Sr Menucci. Pessoa 
especial que hoje a muitos anos é Anjo e de sua esposa tenho como marcante a afirmação: “Com o Menucci só tive grandes alegrias e boas esperanças.” Dona Lídia uma Anjo na Terra para a qual devo muito carinho e deixei o tempo atrapalhar nosso relacionamento.

Me recordo de outras boas Páscoas, com a minha moça filha, então criança procurando seus doces escondidos pelo “Coelhinho”.

Eu escondia tão bem que uma dessas Páscoas a minha esposa procurando o seu ovinho encontrou uma largatixa atrás de uma de nossas almofadas.  Foi um grande susto seguido de boas gargalhadas.

Enfim, mesmo sem perceber todas as Páscoas em minha vida o convite a renovação sempre esteve presente, algumas eu percebi, outras não.

A deste ano, é sem dúvida uma das Páscoas mais felizes da minha vida. Me faz refletir sobre uma rara de profunda tristeza. Misteriosa e emocionante. Sem uma resposta lógica dentro dos preceitos cristãos, porém transcedente de religião, talvez tenha sido a principal da minha vida. A que continha uma mensagem , a qual eu não soube ler a época, com um forte convite a mudança e renovação.

O meu abraço a todos, espero que nos festejos desta data, independente de sua religião , meu leitor amigo tenha entendido o convite a mudança e ressurreição oferecido por esta data.

  • Dedico este texto a memória do Sr Aristóteles Pedro Menucci, o seu Menucci, e sua esposa Dona Lídia.
  • Foto: do J.B. o mais novo integrante da família. Presente de Páscoa que recebi da minha querida filhota.
  • Citações Bíblicas: Bíblia Sagrada, Editora Ave Maria, 26ª Edição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário