Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Greenpeace x G20

Foto do site http://www.globo.com/


O Greepeace, nobre organização que luta pelo meio ambiente, protagonizou esta semana uma manifestação para chamar a atenção dos líderes mundiais reunidos em Londres, o G20.
Entretanto, essa manifestação realizada na Ponte Rio Niteroi, causou um enorme congestionamento que segundo alguns especialistas gerou uma poluição quatro vezes maior que um dia normal de trânsito. Nem é preciso dizer que diversos transtornos foram causados por essa manifestação, justa até, mas totalmente sem sentido em sua forma.
O evento do G20 ocorre em Londres, um pouco distante do Rio de Janeiro e eu em particular duvido que algum líder viu ou soube de tal manifesto.
Mas ao carioca que não tem culpa sobre as atuais condições do planeta foi quem "pagou o ".
Essa manifestação vai contra os princípios do próprio Greenpeace. Consta em seu site: "Nossos valores: A não-violência é um requisito fundamental para as nossas atividades. Ela está embutida em nossas ações, nossas palavras e em nossa forma de atuação. A não-violência permeia todo o trabalho do Greenpeace seja com governantes, empresários, outras instituições ou com a população.A não-violência é um requisito fundamental para as nossas atividades. Ela está embutida em nossas ações, nossas palavras e em nossa forma de atuação. A não-violência permeia todo o trabalho do Greenpeace seja com governantes, empresários, outras instituições ou com a população."
É ou não é uma violência você querer atravessar a Ponte Rio Niterói e ficar mais de quatro horas para isso.
Se o Greenpeace defende a natureza, é necessário um manifesto que agride o ser humano e a própria natureza?
E por outro lado será que nenhum agente ou autoridade viu aquele pessoal de laranja amarrar cordas e cartazes na ponte? E olha que o cartaz não era pequeno. Teria havido alguma facilitação política para a realização desse manifesto?
Eu como todo ser humano, do greenpeace ou não, também é contra o aquecimento global. Aquecimento esse que teve uma contribuição nesta semana pelo próprio Greenpeace, cuja manifestação de prática além do transtorno aumento um pouco mais o aquecimento global com a emissão dos poluentes dos veículos congestionados.
Movimentos ideológicos não podem fugir de seus princípios para não perderem apoio e credibilidade.
Eu entendo que depois do evento da Ponte Rio Niterói os líderes do Greenpeace precisam fazer uma revisão de seus atos, caso contrário perderão a boa imagem que possuem e a credibilidade em seus fundamentos.
Ser ideológico, ser defensor de causas nobres não nos coloca acima do bem e do mal. É necessário o respeito a todos. É necessário bom senso.
Uma vez ouvi que Deus perdoa sempre, os homens perdoam as vezes e que a Natureza nunca perdoa. Não perdoa nem mesmo os membros do Greenpeace.

Viva a Natureza!

Silvio Henrique Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário