Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

domingo, 5 de abril de 2009

Ser Paciente

Eu ainda não consegui definir se sou paciente ou não. A minha paciência funciona por decisão. Quan do quero ser paciente, sou. Quando não quero...

Do outro lado, tenho a certeza de que sou ancioso. Quero ver resultados imediatos, não sei esperar muito. Sou daqueles que não ve a hora da coisa acontecer. E no que depende de mim, vou atrás. E quando depende dos outros, haja paciência.

Essa paciência talvez seja o controle da ansiedade. O Frei Anselmo Fracasso da Igreja Católica, escreveu um livro, detalhe: quando escreveu já era deficiente visual. No seu livro a Arte de Viver Feliz, tem um capítulo sobre ser paciente. O Frei Anselmo recomenda:

" Suportar pacientemente tudo e a todos sem queixar-se de nada. O queixoso se envenena a si mesmo, o ambiente em que vive e as pessoas que o cercam.
Conviver pacificamente com tudo e todos. Para viver em paz com o mundo e com o próximo é preciso estar bem consigo mesmo, com a própria consciência e com Deus.
A impaciência irrita, provoca intranquilidade, agita-nos, causa ansiedade e nos deixa nervosos.
A paciência acalma, tranquiliza e nos torna acolhedores e agradáveis."

Mas, não nos parece um exercício difícil de ser praticado essa tal paciência? Suportar a tudo e a todos sem queixar? Sinceramente, não é comigo. E entendo que não sou minoria a pensar assim.
Entretanto, concordo com "a paciência acalma, tranquiliza..."

Certa vez, assistindo a uma palestra do publicitário Fábio Nazca, ele afirmou "Quando a gente fica nervoso a gente fica burro."

Então por uma questão lógica precisamos sim, ser pacientes. Em especial se você tem problemas a serem resolvidos. Eu afirmo você não vai resolver se estiver nervoso. E mais, poderá piorar ou arrumar mais problemas.

Se você considera que a sua atual fase não é das melhores, também precisa ser paciente, mas não iconsciente ou imóvel. A paciência pura e simples não resolve. É necessário um planejamento para encontrar a solução e a paciência servirá para acompanhar os estágios do seu planejamento.

O plano para a solução deve ter um objetivo estabelecido, a forma de ser atingido, metas parciais,
e meios de mensurar se estamos no caminho certo ou se é necessário alguma alteração nos planos. Como se vê, não é fácil, e por isso a paciência é fundamental.

Seja paciente e boa semana.

Silvio Henrique Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário