Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Navegar é preciso

Quando Fernando Pessoa repetiu a frase "Navegar é preciso" atribuída a Pompeu ele não estava preocupado com a semântica entre "precisão" e "necessidade" e sim fazendo uso da licença poética e deixaria a discussão para seus leitores, críticos e estudiosos. Até hoje são inúmeras essas discussões. Entre elas, eu em particular, gostei da apresentada pelo Professor Cláudio Moreno .


Eu entendo que Fernando Pessoa pretendia comparar a precisão necessária em navegação com a incerteza do viver.

Para navegar você precisa antes se organizar. Em primeiro lugar saber onde você está e como você está. Depois saber para onde estou indo e qual meu propósito. E também saber como corrigir o curso sem perder o rumo ao nosso destino.

Nesse sentido, navegar é algo "preciso" no sentido de precisão, de certeza. Com isso, a navegação será segura e atingirá o seu objetivo, o seu destino.

E viver, ora, viver é uma grande incerteza. E essa incerteza é que nos dá força para desafiar o futuro. Então nessa forma de enteder, viver não é preciso ou seja, não é uma certeza.

Mas será que em alguns momentos da nossa vida não seria o caso de um bom plano de navegação?

Então antes de tudo, você deve parar e descobrir onde e como você está. E também onde quero ir e como fazer para chegar lá. E claro, não esquecer de estar preparado para as correções de curso.

Boa navegação e chegada a todos,

Silvio Henrique Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário