Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Levar vantagem

Nos anos 80 uma marca de cigarro lançou um comercial com o jogador Gerson da Seleção Brasileira de Futebol Tri Campeão no México em 70.
A frase "Leve vantagem você também" tinha a sua lógica no contexto. Afinal sugeria não pagar mais caro por benefícios que o cigarro em questão oferecia em relação aos concorrentes.
Entretanto, a sugestão "leve vantagem você também" gerou grande polêmica e aí nasceu a chamada "Lei de Gerson".
A imagem do nobre atleta ficou arranhada e só com o tempo foi descolado o homem, o jogador da sugestão. A força da polêmica foi tanta que muitos acreditavam que o próprio Gerson seria o difusor dessa regra.
Ora, hipocrisias a parte, todos, ou pelo menos a maioria de nós gosta e procura vantagens. Desde que essa vantagem não prejudique outras pessoas ou o meio ambiente, qual o problema em levar vantagem?
Hoje no ônibus retornando do trabalho um simpática senhora, uma fofurinha de vovó me deu uma guardachuvada nas costas. Eu me assustei, cheguei a pensar que vovó havia tropeçado ou coisa semelhante, mas não. Para a minha surpresa ela me agrediu mesmo, com o propósito de sair da frente para ela descer do coletivo. A vovó podia ao menos pedir licença. Mas não, ela procurou levar vantagem ao fato de ser idosa e fazer o que bem entende para atingir o seu propósito, no caso passar pelo corredor e descer do ônibus.
O espírito de levar vantagem é tanto nessa situação que o desrepeito aos chamados bons costumes foi por água abaixo.
Detalhe eu não fui o único atingido pela poderosa mau educada velhinha. Até lembrei daquela mal humorada do filme Madagascar.
Para quem não conhece a "peça":
http://www.youtube.com/watch?v=xWSfD6mZnPE

E não estou aqui criticando os mais idosos. Recentemente levei a minha filha numa casa de espetáculos para comprar ingresso de um show. Eu estacionei meu veículo no local e fiquei esperando a minha filha enfrentar aquela fila. Quando então um veículo, uma pick up das grandes, estacionou na minha frente. O condutor saiu do veículo todo "posudo" óculos escuros, papete. No estilo.
O sujeito avaliou a fila, foi até o balcão, retornou ao seu veículo e com todo o jeito de um personagem de filme que vai tirar do carro aquela arma para resolver a confusão, pegou uma criança, que coitadinha, deveria ser a filha dele, a colocou em seu colo e foi lá para o início da fila.
Todos ficaram espantados, com a cara de pau do dito cujo, que além de tudo isso, praticamente se impôs socialmente frente ao funcionário da casa de show que estava ali para manter a ordem.
A Lei até permite a preferência para pessoas com crianças de colo, mas nesse caso foi um absurdo. A mãe estava no carro confortavelmente. Esse levou a Lei do Gerson ao pé da letra.
A indignação das pessoas na fila e dos funcionários da casa só não foi maior, por dois simples motivos: o primeiro e o mais provável é que as pessoas no local eram educadas e o segundo a menina, apesar de um pai sem escrúpulos, era lindinha.
O maior agravante desse caso é que além do pai sem escrúpulos, a mãe, ou a mulher que o acompanhava e ficou no veículo deve ser da mesma laia. A situação foi nojenta.
Aqui e no caso da velinha, levar vantagem foi uma grande demonstração de falta de educação.
Então, não estou perseguindo idosos. Na verdade não estou perseguindo ninguém e não estou pregando a puritanismo. Apenas penso que todos devem procurar levar vantagem, mas não prejudicar os outros ou o meio ambiente para conseguir a vantagem.

Boas e éticas vantagens para todos.

Silvio Henrique Martins
Para quem tem curiosidade o vídeo do polêmico comercial que gerou a Lei d Gerson:
http://www.youtube.com/watch?v=J6brObB-3Ow

Nenhum comentário:

Postar um comentário