Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

sábado, 4 de abril de 2009

Só sei viver se for por você...

O que é ser apaixonado? Alguns pesquisadores afirmam que a paixão dura só dois anos. Será?
De fato alguns sentimentos que temos são decorrentes do meio em que vivemos. Algumas sociedades exigem monogamia, outros aceitam poligamia pelos homens ou mulhres. Certas sociedades são mais machistas ou radicais contra as mulhres.
Mas considerando uma sociedade como a nossa, ser apoixanado é escolher com quem você quer viver a vida toda. Não tem isso de casa e separa. É até que a morte o separe.
É claro certas relações acabam. No entanto, em boa parte dessas relações a paixão não acabou por pelo menos uma das partes, quando não raro ambos continuam apaixonados, mas serapados.

Como já escrevi antes neste blog, texto Amizade, amor exige renúncia e renúncia exige reciprocidade. É difícil ser apaixonado solitário sem reciprocidade de quem amamos.

Uma relação de paixão, de amor é de fato complicada. É difícil entender o outro, é difícil afastar pessoas indesejáveis ao nosso redor. Além disso, existem diversos fatores externos não favoráveis a manutenção das relações de amor e paixão.

Por isso, sempre que posso, procuro renovar a minha paixão. Se para os pesquisadores uma verdadeira paixão só dura dois anos, então renove a sua paixão nesse período.

Eu por precaução procuro renovar todo dia. E não precisa aquela "coisa" ridícula, "te amo, benzinho". Dizer "te amo" pode ser uma xícara de café com leite deixado no criado mudo de quem você gosta. Pode ser comprar uma garrafa do vinho preferido dela para beberem juntos a noite. Ir ao supermercado juntos. Acompanhar a pessoa amada em compras de coisas que para você não são interessantes. É renunciar ao jogo de futebol do seu time do coração em plena final de campeonato. É comprar um presente, até mesmo baratinho, sem obrigação por data. É estar junto, abraçadinho é curtir a presença da pessoa amada.

É saber ouvir, saber falar, saber calar, saber acompanhar, saber negar, saber agradar, saber amar.

Eu não ainda não tenho o dom de poeta, eu até gostaria de ser um Pablo Neruda, para poder registrar em palavras toda a minha paixão e todo o meu amor pela pessoa mais especial da minha vida. Então, "roubo" palavras dos outros para dizer que "só sei viver, se for por... você...".

Uma boa paixão para todos,

Silvio Henrique Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário