Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Amizade

Quem ainda não leu o Pequeno Príncipe, pelo menos já ouviu ou leu, a frase: "Encontrar um amigo é encontrar um Tesouro." Eu não tenho idéia de quando foi escrito, mas é uma grande verdade que permanece e ainda atravessará muitas e muitas gerações.
Encontrar um amigo de fato é encontrar um Tesouro. Amigo verdadeiro é algo raro.
É mais difícil encontrar um amigo do que alguém para namorar, casar, relacionar...
As relações sentimentais são complexas. O amor exige renúncia de quem ama. A renúncia exige reciprocidade de quem recebe o amor. Se esse círculo não fecha, não tem amor que dure.
A amizade é muito simples e não exige nada. Você não precisa renunciar a nada para ser amigo. Não tem grande, não tem pequeno. Amigo é amigo e pronto. Não tem meio amigo. Se existesse, seria meio inimigo. O amigo não precisa ser de irmão de fé, camarada, amigos de tantas jornadas... Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito... Não precisa estar ao seu lado. Nesse ponto eu sou um privilegiado. Tenho vários amigos. Verdadeiros amigos. Pessoas que nunca me pediram ou exigiram algo em troca. Jamais me criticaram. Sempre me deram apoio nos bons e nos nem tão bons momentos. Pessoas inesquecíveis. Algumas distantes, Cuiabá, Recife, Rio, Porto Alegre, Paris, Mogi, Mooca, Av João Dias, Edifício Robocop, Birmam, Planalto Paulista... Mas todas muito perto de mim. Na verdade todas fazem parte de mim. Estão em minha mente, ouço suas vozes, vejo seus olhos, seus sorrisos, sinto a presença de todos. É uma emoção capaz de arrepiar, de sentir a força do abraço, do aperto de mão, de ouvir em alto e bom som: Vá em frente, torço por você meu amigo. O que pode ser mais rico do que receber um e-mail com a saudação: "Estimado amigo irmão...". Um MSN perguntando como vai? Uma ligação no celular, "eu só liguei para saber se você está bem..." Isso é ou não é um tesouro? A todos meus amigos, incluindo até aqueles que nem sei que são, meu profundo agradecimento. Eu não seria o que sou sem todas essas amizades.

Um comentário:

  1. amigOs... sem eles tudo seria mto mais complikadO...

    p.s- esqueceu de colocar que tem uma amiga no grajaú ..rs...

    saudades... Silvio...

    um bjO enOrme...
    ALINE...

    ResponderExcluir