Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

sábado, 28 de março de 2009

Respira fundo e vai

O atual slogan de propaganda de um famoso drops no Brasil sugere: "Se a vida te provocar, respira fundo e vai."
E não é verdade? Quando os problemas surgem para nós, é na prática a vida nos provocando. A vida nos provoca para encontrarmos soluções, para aprendermos e crescermos como pessoa.
O melhor seria se os problemas não existissem, mas a realidade não é essa. Entretanto, o que importa é como resolve-los.
Agora, seja o tipo que for, seja a gravidade que for, existe uma característica muito particular do problema. Quando ele vem, nunca está sozinho. Todo problema está acompanhado e probleminhas acessórios, ou probleminhas satélites.
A propaganda desse famoso drops, mostra um jovem com uma série do problemas, o que confirma essa idéia de probleminhas acompanhando problemas.
Nesta sexta feira eu tive um problema particular e no primeiro passo para tentar resolver, já de cara surgiu o primeiro probleminha acessório, uma ligação no escritório impedindo a minha saída imediata. Aí você tenso fala para o colega que não pode atendê-lo da melhor forma e aí surge o segundo problema acessório, o colega não o compreende. Você abandona seu posto de trabalho com dois novos problemas e provávelmente com um terceiro que é o Chefe.
Muito bem, cheguei no local para resolver. Tensão, suor, tremedeira, reflexão, busca de alternativas, negociação, levantamento de riscos, opiniões dos envolvidos, "reunião do conselho", e por fim a decisão para a solução. Enfim, problema resolvido.
Mas não podemos esquecer dos acessórios, ainda temos que retornar ao trabalho. De cara o ônibus que demora. Quando chega, adivinha? Lotado. A temperatura? Uns 30º Celsius, suor.
A velocidade abaixo da que você queria. E detalhe, como o ônibus demorou para você, demorou para os outros e assim todo ponto de parada entra um monte de outros passageiros. Quantos desses também estão com problemas e assim um monte de problemas acessórios. Eu olho pela janela e vejo uma frase de incentivo: "Hei de vencer."
Nesse momento o ônibus para em um ponto próximo a uma escola e... é hora de saída. Seu ônibus que já estava lotado vai ter adicionado a ele uma sala de aula inteirinha... Eles entram e aquela gritaria, ipod, bilhete único saindo pela janela. Uma verdadeira bagunça. E a velocidade? Exatamente aquela, bem abaixo da que você queria. De repente seu cérebro que até agora não parou tem uma luz. "O shopping center está próximo e esse "simpático" grupo juvenil vai descer. Essa esperança me traz um momento de conforto. Chega o ponto do shopping. E... a turma desce aos gritos. São tantos e alucinados que mesmo com todos fora, você pensa que estão dentro do ônibus.
Ufa! um pouco de sossego. Pura ilusão. No mesmo ponto entra um "hermano" com uma flauta andina ao pescoço (zampoña) e uma tradicional viola andina (não sei o nome) e começou a cantar. Eu não sei se o "hermano" era paraguaio, boliviano ou peruano. Era de uma seita religiosa e cantava músicas religiosas. Seu Wenceslau, o cobrador não resistiu: "É hoje..." No ponto seguinte entra um rapaz que logo entrou no clima e começou a "batucar" em seu livro tentando acompanhar. Aí o "hermano" religioso mirou bem o "irmão" que percebeu o recado e convidou: "Vamos tocar um samba?" Resposta do "hermano": "Estoy tocando para Dios".
Aqui entre nós só Deus, coitado, para aguentar aquela música.
Enfim chegou o meu ponto de descida. E lá se vão alguns dos meus probleminhas acessórios, mas ainda não cheguei no trabalho. Corro, aí... tropeço, corro... cheguei.
Técnica para solução de problemas: Nunca mostre que está com problemas. Isto inibe os problemas acessórios.
É cheguei, tomei uma água e um momento de sossego. Problema resolvido. Problemas acessórios extintos.

Pronto! Estou pronto para novos problemas.

E se a vida te provocar, respira fundo e vai.

Nota: O slogan de propaganda é do produto halls (www.halls.com.br)

Um comentário:

  1. Chefe!
    Mandou muito bem!
    Caiu como uma luva no momento que estou!

    Grande abraço!

    Rosângela O. M. Silva

    ResponderExcluir