Seja Bem Vindo

Este blog tem por objetivo expressar opinões, sentimentos, conselhos e emoções, como se estivesse conversando com amigos em um café ou em um descontraído boteco.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Mudanças

A frase "O Universo é mudança; a nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fazem." é atribuída ao Imperador Romano, Marco Aurélio, (121 - 180).

Essa frase está mais adequada para os dias de hoje do que para a época do seu Império. Afinal é bem provável que nesse tempo muitas coisas que aconteciam eram atribuídas a serem divinos ou a própria vontade da natureza.

Parece inacreditável, mas houve tempos onde os humanos aceitavam completamente o seu dia e destino e tudo o que acontecer na sua vida era previsível.

De acordo com alguns pesquisadores ao menos 8.000 anos atrás os humanos acreditavam que os acontecimentos eram guiados por espíritos sobrenaturais infinitos, invisíveis e incontroláveis e que nada podia ser feito para mudar esse fato. A vida cotidiana era monopolizada pelos caprichos da natureza. Essas pessoas não pensavam no futuro nem em como melhorar a vida; aceitavam o que acontecia e pronto.

Marco Aurélio não é uma unanimidade no quesito Filosofia, mas pelo menos deixou registrado uma opinião que era um verdadeiro choque frente a uma humanidade que não vivia e tão pouco seria capaz de acreditar que possuiam poderes de mudança.

A mudança pode ser considerada uma busca por melhorias. O que para o nosso mundo atual tem isso como algo normal e faz parte do desenvolvimento e amadurecimento.

Entretanto, por incrível que pareça, embora temos o poder de mudar o nosso destino e melhorar nossas vidas, muitos de nós ainda hoje pensam como os humanos de 8.000 atrás, ou seja, que não são capazes de mudar absolutamente nada.

Talvez por esse motivo é que uma grande maioria de pessoas ficam olhando uns poucos crescerem e até enriquecerem, após uma mudança no rumo de suas vidas.

Aqui não está a questão material. Eu em particular penso que precisamos mudar o rumo de nossas vidas, na direção daquilo que gostamos de fazer.

O famoso Confúncio (551 a.C - 479 a.C) afirmava: "Escolha um trabalho que ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida."

É difícil ter que abrir mão de uma boa remuneração por um ideal de gosto invidual. Essa dificuldade é maior ainda em dias como o de hoje.

Quantos bem remunerados estão estressados e insatisfeitos. Eu conheço situações super interessantes, uma delas de um ex diretor de Banco que troca a sua função executiva por um sonho de ser Chef de Cozinha. Hoje ele está em Paris fazendo o que gosta. E fica aqui o convite para ele nos contar a sua aventura quando quiser.

Certa vez a professora de música da minha filha disse que a maior remuneração do músico é o aplauso. Aí pergunto: "O que você compra com aplauso?" Nada, não é mesmo?

O que defendo aqui não é para abandonar coisas e sai por aí atras de sonhos infundados. O que defendo é que todos nós temos poder de mudança, mesmo que não tenhamos dinheiro ou bens materiais. Todos temos esse poder. Basta acreditar e agir. Você pode mudar sua vida, seu destino. E ser feliz todos os dias da sua vida.



Boas mudanças para todos.

Nota: Esta postagem foi inspirada em partes do Livro Ponto de Ruptura e Transformação de George Land e Beth Jarman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário